História e Doutrinas da Igreja do Evangelho Quadrangular
Trabalho apresentado na disciplina de Denominações e Seitas, ministrada pelo Prof. Adilson José Serafin, no SPBC-RO em 2016.
Introdução
1. História da Igreja do Evangelho Quadrangular
(IEQ) nos Estados Unidos
1.1. Breve histórico da vida Aimee Sample McPherson
1.2. A continuidade da denominação após a morte de Aimee McPherson
2. História da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ)
no Brasil
3. Teologia
3.1. Jesus Salva
3. 2. Jesus Batiza no Espírito Santo
3.3. Jesus Cura
3.4. Jesus Voltará
4. Sistema
de Governo
Conclusão
Introdução
O presente trabalho consiste
em uma pesquisa sobre a história da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ). O
trabalho encontra-se dividido em quatro partes. Nas primeiras duas partes
expõe-se os aspectos históricos. Na primeira, têm-se o surgimento da
denominação dos Estados Unidos, bem como dados biográficos sobre a sua
fundadora Aimee Sample McPherson. Já na segunda parte, aborda-se também os
dados históricos do surgimento da denominação no Brasil.
Na terceira parte, expõem-se
os aspectos teológicos da denominação. Procura-se mostrar aspectos fundamentais
em relação a visão “quadrangular”, os quais se identificam com a origem do
pentecostalismo clássico. Por fim, a quarta parte se preocupa com uma breve
descrisção da estrutura eclesiástica da denominação.
Ao final, são apresentadas
as conclusões do trabalho, abordando as razões do crescimento e alguns desafios
atuais da denominação frente há alguns embates internos.
1. História da Igreja do Evangelho Quadrangular
(IEQ) nos Estados Unidos
A Igreja do Evangelho
Quadrangular (IEQ) é uma denominação de linha pentecostal clássica fundada em
1927 pela reavivalista Aimee Sample McPherson. A seguir, será feito um breve
histórico da fundadora desta denominação.
1.1. Breve histórico da vida Aimee Sample McPherson
Aimee Sample McPherson
nasceu em 09 de Outubro de 1890, Ingersoll, Ontário, Canadá. Seu nome de
nascimento era Aimee Elizabeth Kennedy. Sua conversão se deu na sua mocidade em
um momento de tormentas e dúvidas, após assistir uma Reunião do Reavivamento de
Robert Sample, em 1907. Este, aliás, foi o seu primeiro marido, tendo o
casamento se realizado em 22 de agosto de 1908.[1]
Com Robert Sample, Aimee
partiu para uma viagem missionária a China ainda em 1908. Contudo, em pouco
tempo eles contraem malária tropical, resultante na morte do marido. Aimee,
então, viaja para os Estados Unidos com a filha de apenas 13 semanas.
Após um período em que passa
por dificuldades financeiras, Aimee aceita-se casar com Harold McPherson. Deste
casamento nasce-lhe o filho Rolf McPherson. A partir de então, dedica-se a vida
do lar, mas isto a incomodava por não poder fazer o trabalho missionário que
tanto desejara. Dessa forma, em 1915 ela resolve se divorciar de Harold e ir
com os filhos para o Canadá, onde daria início ao seu ministério.
A partir de 1918, inicia uma
série de campanhas evangelísticas que lhe dão projeção e reconhecimento. Muito
mais do que as doutrinas que pregava, o reconhecimento de Aimee McPherson se
dava pela sua personalidade e carisma que exalava em suas pregações. Em 1922,
inaugura o Templus Angelus, adquirido por US$ 1.500.000,00 (um milhão e
quinhentos mil dólares).[2]
Em 1924, consegue o feito de fazer com que uma denominação seja a proprietária
de uma estação de rádio, a KFSG.
Um episódio que gerou grande
controvérsia foi o desapercimento de Aimee McPherson em 1926. A sua versão é de
que foi abordada por uma senhora que chorava muito e que pedia que orasse por
sua filha que estava morrendo no carro. Ao caminhar em direção ao carro, foi
seqüestrada e mantida refém por cerca de um mês. Em um momento de rara
oportunidade conseguiu fugir, sendo encontrada caminhando no deserto do
Arizona.
Entretanto, a polícia não
conseguiu encontrar vestígios de sequestro, encerrando o caso em 20 de julho de
1926. Porém, este é reaberto com fortes acusações contra Aimee. A versão
surgida foi de que ela havia se encontrado com Kenneth Ormistron, e havia
misteriosamente desaparecido no mesmo período que Aimee. Além disso, seus
sapatos não demonstravam que ela tinha caminhado por horas no deserto como
havia alegado. Contudo, a falta de provas fez com que o inquérito fosse
finalmente encerrado em 1927.[3]
É no ano de 1927 que é
registrado oficialmente a The Foursquare Church (Igreja do Evangelho
Quadrangular). A inspiração do nome veio de uma pregação em Ezequiel 1:1-8.
Em 1931, Aimee casa-se pela
terceira vez, dessa vez com o cantor David Hurton, dez anos mais novo que ela.
O fato de Harold McPherson, seu ex-marido, ainda estar vivo, geraram uma
repercussão muito grande. Isso porque a própria doutrina da Igreja do Evangelho
Quadrangular condenava esta prática. De toda forma, o casamento durou pouco
mais de três anos, tendo David pedido e conseguido o divórcio em 1934.[4]
Aimée faleceu em 26 de
setembro de 1944, aos 54 anos, devido a uma overdose causada por um uso
exagerado de remédios e tranqüilizantes.
1.2. A continuidade da denominação após a morte de Aimee McPherson
Após a morte de Aimee
McPherson, seu filho Rolf McPherson assume o comando da denominação. Este
permanece na direção por 44 anos, período em que a igreja obteve um expressivo
crescimento, principalmente nas décadas de 1940 e 1950. A partir do final da
década de 1950 o crescimento perde um pouco de ritmo ao mesmo tempo em que se
dá guarida aos adeptos do movimento carismático, que surgia naquela época.
Em 1987, Rolf McPherson
deixa a liderança da denominação. “Em maio de 1988, dr. John R. Holland foi
nomeado o novo presidente, o terceiro da história da igreja. Desde então, o rol
presidencial teve dr. Harold Helms (interino, Julho/1997 – Julho/1998), dr.
Paul Risser (1998 – 2004) e Jack Hayford (2004 – até hoje).”[5]
2. História da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ)
no Brasil
Os trabalhos da denominação
no Brasil se iniciaram no início da década de 1950 pelo pastor Harold E.
Williams, norte-americano, com o auxílio do Jesus Hermírio Vasquez Ramos,
natural do Peru. Na cidade de São João da Boa Vista – SP, começaram um trabalho
enfatizado nas curas, o que resultou no primeiro templo da Igreja do Evangelho
Quadrangular no Brasil. Foi de lá também que implementaram o uso de tendas para
a participação dos cultos da chamada Cruzada Nacional de Evangelização. Este
trabalho se espalhou pelo Brasil, e em 1955 se tornou parte do departamento de
evangelização da IEQ no Brasil.[6]
Em 1º de março de 1953, O Rev. Harold
acompanhou o pregador norte-americano Raymond Boatright em um culto na Igreja
Presbiteriana do Cambuci. O convite foi feito pelo então pastor da igreja, Rev.
Silas Dias. Neste culto, o Rev. Harold serviu como tradutor do Rev. Boatright,
que enfatizava em suas pregações a cura divina, tornando-se famoso na época.[7]
A partir da década de 1960 a
liderança do trabalho passou a ser do Rev. George Russell Faulkner. O trabalho
obteve expansivo crescimento não só no estado de São Paulo, como também em todo
o território nacional. Atualmente conta com 3 millhões de membros no Brasil,
distribuídas em 17.140 igrejas, com 40. 983 pastores.[8]
3. Teologia
De forma geral, a Teologia da Igreja do
Evangelho Quadrangular é baseada em quatro afirmações, as quais podem se
apreendidas do próprio símbolo da denominação, retratado abaixo: 1) Jesus
Salva; 2) Jesus Batiza no Espírito Santo; 3) Jesus Cura e; 4) Jesus Voltará.
3.1. Jesus Salva
Este ponto revela a crença
em Jesus Cristo como plenamente Deus e plenamente homem, a segunda pessoa da
trindade. Também mostra que a denominação em sua morte substitutiva e na
ressurreição ao terceiro dia. Conforme exposto em sua declaração de fé:
Cremos que, sendo nós
ainda pecadores, Cristo morreu por nós – o Justo pelo injusto –
espontaneamente, e por eleição do Pai, tomando o lugar de pecadores, levando
seus pecados, recebendo sua condenação, morrendo sua morte, pagando
inteiramente suas faltas, e assinando, com o sangue de sua vida, o perdão de
todos aqueles que haveriam de n’Ele crer; que, simplesmente pela fé a aceitação
da expiação adquirida no Monte do Calvário, o mais vil pecador pode ser limpo
de suas iniqüidades e tornado mais branco do que a neve.[9]
3. 2. Jesus Batiza no Espírito Santo
Por ser uma denominação de
natureza pentencostal, a IEQ acredita em um batismo pós-conversão, denominado
batismo no Espírito Santo. Conforme a declaração de Fé:
Cremos que o batismo
com o Espírito Santo é o recebimento do prometido Consolador, em poderosa e
gloriosa plenitude, a fim de revestir o crente com poder do alto; para
glorificar e exaltar o Senhor Jesus; para dar uma palavra inspirada em
testemunho d’Ele; para promover o espírito de oração, santificação e sobriedade
para capacitar o indivíduo e a igreja a ganhar almas de maneira eficiente,
prática, alegre, cheio do Espírito; e que, sendo esta ainda a dispensação do
Espírito Santo, tem o crente todo direito de esperar o seu recebimento da mesma
maneira pela qual o receberam judeus e gentios igualmente, nos dias bíblicos,
conforme se encontra registrado na Palavra, de modo que possa ser dito de nós o
que foi com respeito à casa de Cornélio; o Espírito Santo caiu sobre eles, no
princípio, assim como em nós agora.
3.3. Jesus Cura
A ênfase na cura divina, é
demonstrada desde o surgimento da denominação por Aimee Sample McPherson. No
início do trabalho no Brasil, uma das marcas da IEQ é sustentar a ideia de que
“a enfermidade não é o estado natural do homem.” Como diz a sua declaração de
Fé:
Cremos que a cura
divina é o poder do Senhor Jesus Cristo para curar os enfermos e os aflitos, em
resposta à oração sincera; que Ele, sendo o mesmo ontem, hoje e para sempre,
jamais mudou; mas é, ainda, um auxílio plenamente suficiente na hora da dor,
capaz de saciar as necessidades, vivificar o corpo, a alma e o espírito a uma
novidade de vida, em resposta à fé daqueles que oram com submissão à sua vontade
divina e soberana.
3.4. Jesus Voltará
A
pregação no retorno iminente de Jesus também se constitui em uma das marcas da
denominação, bem como do movimento pentencostal como um todo. Diz a sua
declaração de fé:
Cremos que a segunda
vinda de Cristo é pessoal e iminente; que Ele descerá do céu nas nuvens de
glória com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus. E que, nesta hora, a qual
ninguém sabe antecipadamente, os mortos em Cristo se levantarão, e os remidos
que estiverem vivos serão levados acima, junto com eles, nas nuvens a encontrar
o Senhor nos ares, para estarem sempre com o Senhor. E, vendo nós também, que
mil anos são como um dia para o Senhor, e que ninguém sabe a hora do seu
aparecimento, o qual cremos ser iminente, cada dia deve ser vivido como se Ele
fosse esperado aparecer antes de findar o dia. Todavia, em obediência à sua
ordem categórica "trabalhai até que eu venha", a obra de
propagação do Evangelho, o envio de
missionários e as obrigações gerais para a edificação da igreja devem ser
promovidos tão ampla e diligentemente como se nem a nossa geração nem a
vindoura fossem viver em carne para que pudesse ver aquele glorioso dia.
4. Sistema
de Governo
O sistema de governo Igreja
do Evangelho Quadrangular é caracterizado como episcopal. No nível local há um
Conselho Diretor Local, a nível estadual o Conselho Estadual de Diretores e a
nível nacional o Conselho Nacional de Diretores. Em todos estes conselhos há os
cargos de presidente, vice-presidente, tesoureiros e secretarios. As Regiões
Eclesiásticas intra-estaduais (Catedrais) são administradas por um
Superintendente (Bispo) com nomeação vitalícia, enquanto os Conselhos Estaduais
e Federais são dirigidos por Bispos eleitos em Convenções e Assembleias com
mandatos temporários.
Quanto a definição dos
integrantes do conselho, o procedimento era o seguinte:
Para definir os
integrantes do Conselho Nacional são realizadas eleições a cada quatro anos.
Para definir os membros dos Conselhos Diretores Locais, anualmente é convocada
uma assembleia geral com todos os membros da igreja local: se o indicado a um
cargo administrativo não tiver o posto de Ministro do Evangelho, a igreja vota
no modo que for ordenado pelo pastor titular e em quem o mesmo indicou para
fazer parte do seu Conselho. Caso o indicado tenha o posto de Ministro do
Evangelho, não é uma indicação e sim uma escolha do pastor titular.[10]
Conclusão
O presente trabalho
consistiu em uma pesquisa sobre a Igreja do Evangelho Quadrangular.
Abordaram-se aspectos históricos tanto a nível internacional como nacional.
Também foram expostos os principais pontos de doutrina da denominação, bem como
sua estrutura de governo.
Nota-se que a razão do
crescimento da denominação é muito semelhante a do movimento pentencostal como
um todo. O trabalho foi descentralizado, livre de empecilhos administrativos. A
ênfase na evangelização por todos os membros fez com que houvesse um aumento no
número de membros da igreja, principalmente entre as classes mais pobres.
Nos últimos anos, a
denominação esteve envolta a uma série de associações com os movimentos
neo-pentecostais e judaizantes. Atos como o de levar e adorar réplicas da arca
da aliança, e toques de shofar tem sido recorrentes em muitas das igrejas da
denominação.[11]
Ao mesmo tempo, existem movimentos dentro da denominação que buscam a
expurgação de tais práticas, tais como o movimento Reforma Quadrangular.[12]
Portanto, o caminho da denominação caminha por incertezas e conflitos internos,
o que deixa as perspectivas do futuro da igreja ainda indefinido.
[1]
Cf. <http://www.portaligrejaquadrangular.com.br/portal/quadrangular-historia.asp>.
Último acesso em 17/08/2016.
[2] ELWELL. Walter A. Enciclopédia
Histórico-Teológica da Igreja Cristã. São Paulo, Vida Nova, 1999.
[3]
Cf. < http://www.oocities.org/marquesbrazil/biografiaaimee.htm>. Acesso
em 17/08/2016.
[5] Cf <http://www.portaligrejaquadrangular.com.br/portal/quadrangular-historia.asp>
Acesso em 18/08/2016
[7] FERREIRA. 1992, p. 101
[8] Dados extraídos do site: <
http://quadrangularmorato.com.br/igreja/ieq-no-brasil> Acesso em 18/08/2016
[9] A Declaração de fé da Igreja do
Evangelho Quadrangular (IEQ pode ser vista neste link:
<http://www.portaligrejaquadrangular.com.br/portal/arquivos/pdf/declaradaodefe_ieq.pdf>
[10]
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_do_Evangelho_Quadrangular> Acesso
em 19/08/2016
[11] <http://www.genizahvirtual.com/2010/11/os-judeus-paraguaios-da-ie-quadrangular.html>
Acesso em 19/08/2016
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