História e Doutrinas da Igreja do Evangelho Quadrangular

Trabalho apresentado na disciplina de Denominações e Seitas, ministrada pelo Prof. Adilson José Serafin, no SPBC-RO em 2016.


Introdução


O presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre a história da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ). O trabalho encontra-se dividido em quatro partes. Nas primeiras duas partes expõe-se os aspectos históricos. Na primeira, têm-se o surgimento da denominação dos Estados Unidos, bem como dados biográficos sobre a sua fundadora Aimee Sample McPherson. Já na segunda parte, aborda-se também os dados históricos do surgimento da denominação no Brasil.
Na terceira parte, expõem-se os aspectos teológicos da denominação. Procura-se mostrar aspectos fundamentais em relação a visão “quadrangular”, os quais se identificam com a origem do pentecostalismo clássico. Por fim, a quarta parte se preocupa com uma breve descrisção da estrutura eclesiástica da denominação.
Ao final, são apresentadas as conclusões do trabalho, abordando as razões do crescimento e alguns desafios atuais da denominação frente há alguns embates internos.



1. História da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) nos Estados Unidos


A Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) é uma denominação de linha pentecostal clássica fundada em 1927 pela reavivalista Aimee Sample McPherson. A seguir, será feito um breve histórico da fundadora desta denominação.

1.1. Breve histórico da vida Aimee Sample McPherson


Aimee Sample McPherson nasceu em 09 de Outubro de 1890, Ingersoll, Ontário, Canadá. Seu nome de nascimento era Aimee Elizabeth Kennedy. Sua conversão se deu na sua mocidade em um momento de tormentas e dúvidas, após assistir uma Reunião do Reavivamento de Robert Sample, em 1907. Este, aliás, foi o seu primeiro marido, tendo o casamento se realizado em 22 de agosto de 1908.[1]
Com Robert Sample, Aimee partiu para uma viagem missionária a China ainda em 1908. Contudo, em pouco tempo eles contraem malária tropical, resultante na morte do marido. Aimee, então, viaja para os Estados Unidos com a filha de apenas 13 semanas.
Após um período em que passa por dificuldades financeiras, Aimee aceita-se casar com Harold McPherson. Deste casamento nasce-lhe o filho Rolf McPherson. A partir de então, dedica-se a vida do lar, mas isto a incomodava por não poder fazer o trabalho missionário que tanto desejara. Dessa forma, em 1915 ela resolve se divorciar de Harold e ir com os filhos para o Canadá, onde daria início ao seu ministério.
A partir de 1918, inicia uma série de campanhas evangelísticas que lhe dão projeção e reconhecimento. Muito mais do que as doutrinas que pregava, o reconhecimento de Aimee McPherson se dava pela sua personalidade e carisma que exalava em suas pregações. Em 1922, inaugura o Templus Angelus, adquirido por US$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil dólares).[2] Em 1924, consegue o feito de fazer com que uma denominação seja a proprietária de uma estação de rádio, a KFSG.
Um episódio que gerou grande controvérsia foi o desapercimento de Aimee McPherson em 1926. A sua versão é de que foi abordada por uma senhora que chorava muito e que pedia que orasse por sua filha que estava morrendo no carro. Ao caminhar em direção ao carro, foi seqüestrada e mantida refém por cerca de um mês. Em um momento de rara oportunidade conseguiu fugir, sendo encontrada caminhando no deserto do Arizona.
Entretanto, a polícia não conseguiu encontrar vestígios de sequestro, encerrando o caso em 20 de julho de 1926. Porém, este é reaberto com fortes acusações contra Aimee. A versão surgida foi de que ela havia se encontrado com Kenneth Ormistron, e havia misteriosamente desaparecido no mesmo período que Aimee. Além disso, seus sapatos não demonstravam que ela tinha caminhado por horas no deserto como havia alegado. Contudo, a falta de provas fez com que o inquérito fosse finalmente encerrado em 1927.[3]
É no ano de 1927 que é registrado oficialmente a The Foursquare Church (Igreja do Evangelho Quadrangular). A inspiração do nome veio de uma pregação em Ezequiel 1:1-8.
Em 1931, Aimee casa-se pela terceira vez, dessa vez com o cantor David Hurton, dez anos mais novo que ela. O fato de Harold McPherson, seu ex-marido, ainda estar vivo, geraram uma repercussão muito grande. Isso porque a própria doutrina da Igreja do Evangelho Quadrangular condenava esta prática. De toda forma, o casamento durou pouco mais de três anos, tendo David pedido e conseguido o divórcio em 1934.[4]
Aimée faleceu em 26 de setembro de 1944, aos 54 anos, devido a uma overdose causada por um uso exagerado de remédios e tranqüilizantes.



1.2. A continuidade da denominação após a morte de Aimee McPherson


Após a morte de Aimee McPherson, seu filho Rolf McPherson assume o comando da denominação. Este permanece na direção por 44 anos, período em que a igreja obteve um expressivo crescimento, principalmente nas décadas de 1940 e 1950. A partir do final da década de 1950 o crescimento perde um pouco de ritmo ao mesmo tempo em que se dá guarida aos adeptos do movimento carismático, que surgia naquela época.
Em 1987, Rolf McPherson deixa a liderança da denominação. “Em maio de 1988, dr. John R. Holland foi nomeado o novo presidente, o terceiro da história da igreja. Desde então, o rol presidencial teve dr. Harold Helms (interino, Julho/1997 – Julho/1998), dr. Paul Risser (1998 – 2004) e Jack Hayford (2004 – até hoje).”[5]

2. História da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) no Brasil


Os trabalhos da denominação no Brasil se iniciaram no início da década de 1950 pelo pastor Harold E. Williams, norte-americano, com o auxílio do Jesus Hermírio Vasquez Ramos, natural do Peru. Na cidade de São João da Boa Vista – SP, começaram um trabalho enfatizado nas curas, o que resultou no primeiro templo da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. Foi de lá também que implementaram o uso de tendas para a participação dos cultos da chamada Cruzada Nacional de Evangelização. Este trabalho se espalhou pelo Brasil, e em 1955 se tornou parte do departamento de evangelização da IEQ no Brasil.[6]
 Em 1º de março de 1953, O Rev. Harold acompanhou o pregador norte-americano Raymond Boatright em um culto na Igreja Presbiteriana do Cambuci. O convite foi feito pelo então pastor da igreja, Rev. Silas Dias. Neste culto, o Rev. Harold serviu como tradutor do Rev. Boatright, que enfatizava em suas pregações a cura divina, tornando-se famoso na época.[7]
A partir da década de 1960 a liderança do trabalho passou a ser do Rev. George Russell Faulkner. O trabalho obteve expansivo crescimento não só no estado de São Paulo, como também em todo o território nacional. Atualmente conta com 3 millhões de membros no Brasil, distribuídas em 17.140 igrejas, com 40. 983 pastores.[8]

3. Teologia


De forma geral, a Teologia da Igreja do Evangelho Quadrangular é baseada em quatro afirmações, as quais podem se apreendidas do próprio símbolo da denominação, retratado abaixo: 1) Jesus Salva; 2) Jesus Batiza no Espírito Santo; 3) Jesus Cura e; 4) Jesus Voltará.

3.1. Jesus Salva

Este ponto revela a crença em Jesus Cristo como plenamente Deus e plenamente homem, a segunda pessoa da trindade. Também mostra que a denominação em sua morte substitutiva e na ressurreição ao terceiro dia. Conforme exposto em sua declaração de fé:

Cremos que, sendo nós ainda pecadores, Cristo morreu por nós – o Justo pelo injusto – espontaneamente, e por eleição do Pai, tomando o lugar de pecadores, levando seus pecados, recebendo sua condenação, morrendo sua morte, pagando inteiramente suas faltas, e assinando, com o sangue de sua vida, o perdão de todos aqueles que haveriam de n’Ele crer; que, simplesmente pela fé a aceitação da expiação adquirida no Monte do Calvário, o mais vil pecador pode ser limpo de suas iniqüidades e tornado mais branco do que a neve.[9]

3. 2. Jesus Batiza no Espírito Santo

Por ser uma denominação de natureza pentencostal, a IEQ acredita em um batismo pós-conversão, denominado batismo no Espírito Santo. Conforme a declaração de Fé:

Cremos que o batismo com o Espírito Santo é o recebimento do prometido Consolador, em poderosa e gloriosa plenitude, a fim de revestir o crente com poder do alto; para glorificar e exaltar o Senhor Jesus; para dar uma palavra inspirada em testemunho d’Ele; para promover o espírito de oração, santificação e sobriedade para capacitar o indivíduo e a igreja a ganhar almas de maneira eficiente, prática, alegre, cheio do Espírito; e que, sendo esta ainda a dispensação do Espírito Santo, tem o crente todo direito de esperar o seu recebimento da mesma maneira pela qual o receberam judeus e gentios igualmente, nos dias bíblicos, conforme se encontra registrado na Palavra, de modo que possa ser dito de nós o que foi com respeito à casa de Cornélio; o Espírito Santo caiu sobre eles, no princípio, assim como em nós agora.

3.3. Jesus Cura

A ênfase na cura divina, é demonstrada desde o surgimento da denominação por Aimee Sample McPherson. No início do trabalho no Brasil, uma das marcas da IEQ é sustentar a ideia de que “a enfermidade não é o estado natural do homem.” Como diz a sua declaração de Fé:

Cremos que a cura divina é o poder do Senhor Jesus Cristo para curar os enfermos e os aflitos, em resposta à oração sincera; que Ele, sendo o mesmo ontem, hoje e para sempre, jamais mudou; mas é, ainda, um auxílio plenamente suficiente na hora da dor, capaz de saciar as necessidades, vivificar o corpo, a alma e o espírito a uma novidade de vida, em resposta à fé daqueles que oram com submissão à sua vontade divina e soberana.

3.4. Jesus Voltará

A pregação no retorno iminente de Jesus também se constitui em uma das marcas da denominação, bem como do movimento pentencostal como um todo. Diz a sua declaração de fé:
Cremos que a segunda vinda de Cristo é pessoal e iminente; que Ele descerá do céu nas nuvens de glória com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus. E que, nesta hora, a qual ninguém sabe antecipadamente, os mortos em Cristo se levantarão, e os remidos que estiverem vivos serão levados acima, junto com eles, nas nuvens a encontrar o Senhor nos ares, para estarem sempre com o Senhor. E, vendo nós também, que mil anos são como um dia para o Senhor, e que ninguém sabe a hora do seu aparecimento, o qual cremos ser iminente, cada dia deve ser vivido como se Ele fosse esperado aparecer antes de findar o dia. Todavia, em obediência à sua ordem categórica "trabalhai até que eu venha", a obra de propagação  do Evangelho, o envio de missionários e as obrigações gerais para a edificação da igreja devem ser promovidos tão ampla e diligentemente como se nem a nossa geração nem a vindoura fossem viver em carne para que pudesse ver aquele glorioso dia.

4. Sistema de Governo


O sistema de governo Igreja do Evangelho Quadrangular é caracterizado como episcopal. No nível local há um Conselho Diretor Local, a nível estadual o Conselho Estadual de Diretores e a nível nacional o Conselho Nacional de Diretores. Em todos estes conselhos há os cargos de presidente, vice-presidente, tesoureiros e secretarios. As Regiões Eclesiásticas intra-estaduais (Catedrais) são administradas por um Superintendente (Bispo) com nomeação vitalícia, enquanto os Conselhos Estaduais e Federais são dirigidos por Bispos eleitos em Convenções e Assembleias com mandatos temporários.
Quanto a definição dos integrantes do conselho, o procedimento era o seguinte:

Para definir os integrantes do Conselho Nacional são realizadas eleições a cada quatro anos. Para definir os membros dos Conselhos Diretores Locais, anualmente é convocada uma assembleia geral com todos os membros da igreja local: se o indicado a um cargo administrativo não tiver o posto de Ministro do Evangelho, a igreja vota no modo que for ordenado pelo pastor titular e em quem o mesmo indicou para fazer parte do seu Conselho. Caso o indicado tenha o posto de Ministro do Evangelho, não é uma indicação e sim uma escolha do pastor titular.[10]


Conclusão


O presente trabalho consistiu em uma pesquisa sobre a Igreja do Evangelho Quadrangular. Abordaram-se aspectos históricos tanto a nível internacional como nacional. Também foram expostos os principais pontos de doutrina da denominação, bem como sua estrutura de governo.
Nota-se que a razão do crescimento da denominação é muito semelhante a do movimento pentencostal como um todo. O trabalho foi descentralizado, livre de empecilhos administrativos. A ênfase na evangelização por todos os membros fez com que houvesse um aumento no número de membros da igreja, principalmente entre as classes mais pobres.
Nos últimos anos, a denominação esteve envolta a uma série de associações com os movimentos neo-pentecostais e judaizantes. Atos como o de levar e adorar réplicas da arca da aliança, e toques de shofar tem sido recorrentes em muitas das igrejas da denominação.[11] Ao mesmo tempo, existem movimentos dentro da denominação que buscam a expurgação de tais práticas, tais como o movimento Reforma Quadrangular.[12] Portanto, o caminho da denominação caminha por incertezas e conflitos internos, o que deixa as perspectivas do futuro da igreja ainda indefinido.




[1] Cf. <http://www.portaligrejaquadrangular.com.br/portal/quadrangular-historia.asp>. Último acesso em 17/08/2016.
[2] ELWELL. Walter A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã. São Paulo, Vida Nova, 1999.
[3] Cf. < http://www.oocities.org/marquesbrazil/biografiaaimee.htm>. Acesso em 17/08/2016.
[4] Cf. <http://www.baptistlink.com/creationists/aimeemcpherson.pdf>. Acesso em 17/08/2016.
[5] Cf <http://www.portaligrejaquadrangular.com.br/portal/quadrangular-historia.asp> Acesso em 18/08/2016
[6] FERREIRA. Júlio Andrade. Religião no Brasil. Campinas, Luz para o Caminho, 1992, p. 101
[7] FERREIRA. 1992, p. 101
[8] Dados extraídos do site: < http://quadrangularmorato.com.br/igreja/ieq-no-brasil> Acesso em 18/08/2016
[9] A Declaração de fé da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ pode ser vista neste link: <http://www.portaligrejaquadrangular.com.br/portal/arquivos/pdf/declaradaodefe_ieq.pdf>
[10] <https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_do_Evangelho_Quadrangular> Acesso em 19/08/2016
[11] <http://www.genizahvirtual.com/2010/11/os-judeus-paraguaios-da-ie-quadrangular.html> Acesso em 19/08/2016
[12] <https://www.facebook.com/ReformaQuadrangular/?ref=ts&fref=ts> Acesso em 19/08/2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pode não pastor!

Relatório de Leitura: Pregação e Pregadores - Martyn Lloyd-Jones

Relatório de Leitura: O Chamado para o ministério de Charles Spurgeon