SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO



“Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;” (Gênesis 12.1)


                        SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO é o tema da Mocidade para o ano de 2012. Também foi o de 2011, porém, considerando que este não foi bem trabalhado e a fim de dar uma melhor ênfase no assunto dada a necessidade vista, o tema foi mantido. Portanto, esta será a minha contribuição sobre o assunto.
                        Refletindo estes últimos dias, estava me perguntando por que se tem enfatizado tanto a temática do Compromisso nos últimos anos entre os jovens e adolescentes da nossa igreja. Pode-se dar uma resposta rápida a este questionamento: Enfatiza-se a temática de Compromisso entre os jovens e adolescentes, porque estes estão descompromissados. Mas a questão vai mais além. Se é assim, porque os jovens e adolescentes da nossa igreja estão descompromissados? Falta de apoio? De quem? Dos conselhos, presbitérios e/ou seus membros? Dos conselheiros das sociedades? Das federações que não dão a assistência necessária? Seria um pouquinho de cada um?
                        Talvez não seja falta de apoio, e sim falta de preparo dos jovens e adolescentes. Mas quem deveria dar esse preparo? Isso não estaria relacionado a falta de apoio? Apoio de quem? E aí voltamos aos mesmos questionamentos.
                        Consideremos então que seja um problema de natureza espiritual. Os jovens estão descompromissados porque não querem buscar a Deus, nem orar, nem ler a bíblia. Contudo, porque eles não querem? Não existiria algo que os impeça de buscar a Deus? Ou será, então, que não existem jovens e adolescentes que oram, lêem a Bíblia e continuam a estar descompromissados?
                        Pode-se eliminar todos os tipos de questionamentos e simplesmente dizer que isto é um problema de cada um. Mas existem duas falhas nesta justificativa: primeiro, se é um problema de cada um, isto não exclui o fato de que há um problema, e não responde o questionamento existente; segundo, não existe problema de cada um num contexto de igreja. Nela, a prática é uns aos outros e não cada um por si.
                        Pode-se dizer, neste ponto, que é perda de tempo ficar se perguntando onde está a causa dos descompromisso dos jovens e adolescentes. Parece melhor arregaçar as mangas e trabalhar ativamente em prol do reino de Deus. Esqueçam o blá, blá, blá. Vamos para a ação! Entretanto, não adianta batalharmos sem termos uma causa, isto é, sem entedermos o motivo da batalha. E é esta a minha tese: Os jovens e adolescentes estão compromissados porque esqueceram que foram chamados para sair de sua zona de conforto. A minha tese, portanto, vai mais além: Ser cristão é sair da zona de conforto.
                        Então, o que seria sair da zona de conforto? Vamos responder este questionamento, com base em Gênesis, capítulo 12, versículo 1. Ao mesmo tempo, as respostas encontradas servirão para detectarmos alguns aspectos que são indispensáveis para a compreensão do que seria sair da zona de conforto.


  1. SAIR DA ZONA DE CONFORTO É CRER NA SOBERANIA DIVINA
                        Em Gênesis 9. 25-27, Noé, ao pronunciar a benção e a maldição, parece colocar o nome do seu filho Sem em superioridade sobre seus irmãos ao afirmar que o SENHOR é o Deus de Sem. Não que Ele não já fosse, o SENHOR É O DEUS de Sem antes daquele episódio. Portanto, Deus já estava com Ele. Jafé participaria desta benção estando do lado do irmão, ou seja, habitando nas tendas de Sem. Já Canaã, seria servo dos dois irmãos.
                        De fato, Deus chama Abrão, que é um descendente de Sem, conforme Gênesis 11.10-32. Mas por que Abrão? Lembro de um grande conhecido nosso, o qual é descendente legítimo de Árabes. Ele é simpático ao evangelho, mas demonstra muita relutância sobre o velho testamento. Por que Deus escolheu Israel? Por que Isaque? Por que Abrão? Talvez isto se deve a relutância que os árabes tem em relação aos judeus. Mas vamos pegar o questionamento dele e estendê-lo mais um pouco. Podemos ampliá-lo para trás (Por que não Terá? Por que não Naor? Por que não Serugue? Por que não Réu? Etc.), para frente (Por que Moisés? Por que Josué e não Calebe? Por que Davi? Por que Elias? Etc.), e ainda ampliá-lo para uma forma mais geral: por que Deus escolhe algumas pessoas e outras não? Esta é uma das objeções dos que rejeitam a predestinação. Entretanto, creio que o texto que pode nos ajudar a responder esta pergunta será Romanos 9. 19-23:

Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

                        Aqui Paulo responde ao fato de que nem todos os de Israel serem salvos. Sua resposta é muito simples: Deus é soberano, e faz tudo o que conforme lhe apraz, e nós não temos o direito de que questionar qualquer decreto promulgado por ele.
                        Portanto, Deus chamou Abrão porque assim o quis. Se não quisesse, não o faria. Esta visão de um Deus soberano pode até ser falada por nossos jovens mas não é demonstrada pela nossa vida. É bom lembrar que idéias só são demonstradas por resultados quando há convicções por quem as segue. Crer em um Deus soberano significa colocar nossas vidas a sua vontade, e não a nossa.
                        Outro fato no nosso texto que evidencia a soberania de Deus é o Ele fala no começo do versículo: SAI. Isso não é um pedido. Deus não pede para Abrão considerar a possibilidade de sair da terra de seu pai, porém ele ORDENA que Abraão saia. Isto é imperativo! E somente um Deus soberano tem este poder sobre toda e qualquer criatura
                        Se nós somos os eleitos de Deus, não temos escolha: temos que sair da nossa terra, da nossa zona de conforto.

  1. SAIR DA ZONA DE CONFORTO É ABANDONAR AQUILO QUE NOS AFASTA DE DEUS.

                        Em Gênesis 31.19 mostra o momento em Raquel furtou os ídolos de seu lar antes de acompanhar seu marido Jacó em sua fuga. O pai de Raquel era Labão, filho de Rebeca filho de Naor, irmão de Abraão. Este texto nos dá uma evidência de que a família de Abraão era idólatra (embora eles parecessem conhecer ao SENHOR também, conforme Gênesis 24.31)
                        Desta forma, Deus resolve agir tirando de Abraão tudo aquilo que pudesse afastá-lo de Sua presença. Mais do que isto, Deus resolve tirar tudo aquilo que trazia qualquer segurança a Abrão. Observe que Deus fala do ambiente Macro para o micro. Saia da tua terra – o lugar onde estava; da tua parentela – as pessoas que com ele estavam; e da casa de teu pai – os seus familiares mais chegados.
                        Desta forma, Deus tomou providências para que Abrão não pusesse as coisas do mundo acima das coisas Dele. Mas infelizmente, nossos jovens tem colocado as coisas do mundo acima das coisas de Deus. Muitos continuam presos a vida de pecado, se perturbando a cada dia, e ainda gerando mau exemplo para aqueles que não são cristãos.
                        Eu creio que não existe melhor arma para descompromissar pessoas de uma igreja do que o pecado. Há um caso de uma igreja que foi durante muito tempo cheia, viva e ativa em sua aparência. A vanglória por isso era evidente. Entretanto, tudo estava sobre um teto de vidro. Quando algumas verdades vieram a tona, ele quebrou. Descobriu-se que o presbítero tão prestativo, traía sua mulher quando ia a congregação, que a dinâmica líder dos adolescentes , ficou grávida, fruto de uma vida promíscua, mas velada, etc. E com isso e muitas outras coisas, toda a galerinha que estava no oba-oba da igreja se foi. Afinal, a brincadeira já não fica tão divertida quando se acaba o conto de fadas.
                        Realmente precisamos acabar com as histórias da carochinha! Chega de jogar nossos pecados pra debaixo do tapete! Chega de vida dupla! Chega de falsa santidade! Quando Lutero iniciou a reforma, ele pensava em uma igreja mais pura, mais viva, mais igreja. No final da sua morte ele disse “Somos todos vermes”. E verdade! Se não considerarmos que não somos miseráveis pecadores não entenderemos o sentido de Sair da Zona de Conforto.
                        Conta-se que depois deste período, esta igreja nunca mais foi a mesma, mas que já mostra sinais de recuperação. Amém!  Por mais doído que seja, precisamos expurgar nossos tumores.

  1. SAIR DA ZONA DE CONFORTO É TER UMA FÉ COM CONVICÇÃO
                        O lugar para o qual Abrão iria seria onde Deus o mostrasse. Logo, ele não sabia para onde iria. O texto de Hebreus 11.8 diz que Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber onde ia. Mas que fé seria essa? O versículo deste mesmo texto nos ajuda: Ora a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Seria essa fé cega? De maneira nenhuma! Uma vez que a certeza e a convicção desta fé estão baseadas no Deus soberano.
                        É esta a fé a qual Abrão tinha. O versículo 4 de Gênesis 12, simplesmente fala que partiu, pois, Abrão como lhe ordenara o SENHOR....Ele não hesitou, nem deu justificativas. Pelo contrário, ele creu e esta crença estava fundada na convicção de que Deus é o todo-poderoso, e na certeza de que ele cumpriria as suas promessas.
                        Seu Gerson, pai do presbítero Éden, pregou recentemente na minha igreja. Ele contou que começou a falar com uma mulher sobre o evangelho e ela disse que não precisava ouvir aquilo, pois já tinha muita fé em Deus. Ele então perguntou: A senhora, então, tem certeza da sua salvação? Ela ficou meio desconfiada e disse: Eu estaria mentindo se dissesse que sim, mas acho que ninguém tem esta certeza da salvação. Ele então disse: Se a senhora tem toda esta fé em Deus e não tem a certeza da sua salvação, então a senhora não tem fé. Toda a sua dita fé não adianta, se não tiver certeza de sua salvação. Ele pediu que ela, ao chegar em casa, lesse em Hb. 11.1 para que ela descobrisse, com base na palavra, o significado de fé.
                        É esta fé que precisamos ter. Se dissermos que temos fé e não tivermos certeza da nossa salvação, estamos mentindo para nós mesmos! Foi esta certeza que Deus nos garantiu em Cristo. Se você não tem certeza da sua salvação, é bom repensar se você tem fé, pois fé sem convicção não é fé.
                        Para finalizar gostaria de expor a promessa de Deus revelada a Abrão de forma mais clara através de Gálatas 3: 6-14:

  É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro ), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.

                        A benção de Abrão chegou a nós através de Cristo. Mas para que ela abençoe a outros, precisamos sair da nossa zona de conforto. Isso significa pagar o preço, levar a nossa cruz, sofrer açoites, sermos cuspidos na cara, sermos odiados por quem nós mais amamos, encarar nossos pecados de frente, enfrentar os principados e potestades. Ou fazemos isso, ou sinto em dizer que a tendência é desaparecer da face da terra.

                        SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO. Você não tem escolha.

Comentários

  1. abençoado irmão, que texto excelente, quem dera todos saíssemos da zona de conforto e praticássemos o que a PALAVRA DE DEUS nos ordena.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pode não pastor!

Relatório de Leitura: Pregação e Pregadores - Martyn Lloyd-Jones

Relatório de Leitura: O Chamado para o ministério de Charles Spurgeon