As principais questões na evolução do pensamento econômico em poucas linhas

As principais questões na evolução do pensamento econômico foram: o que determina a riqueza e qual o objeto da economia, ou sua função. Os mercantilistas entendiam que o acúmulo de metais preciosos como o ouro e prata é que definiria a riqueza de uma nação. Assim, defendiam o superávit no balanço de pagamentos, incentivando as exportações e a intervenção estatal na economia.

Os Fisiocratas discordavam dos mercantilistas e diziam que a fonte da riqueza estava na terra. Também defendiam a não intervenção do Estado na economia, considerando a existência de uma lei natural. É nesta escola que surge a expressão laissez-faire (deixai fazer, deixai passar).

Smith afirmou que o que determina o valor da mercadoria é o trabalho contido nela. Em seu conceito de economia afirmou que esta deve ajudar no enriquecimento do soberano.

Já Ricardo partiu da teoria do valor-trabalho, mas considerou que a economia deve se preocupar com a distribuição da riqueza.

Por fim, Marz utiliza a teoria do valor-trabalho e se aprofunda ainda mais, demonstrando os ganhos excessivos sobre o trabalho excedente, sendo ela um instrumento não apenas de observação, mas de transformação da sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pode não pastor!

Relatório de Leitura: Pregação e Pregadores - Martyn Lloyd-Jones

Relatório de Leitura: O Chamado para o ministério de Charles Spurgeon