Relatório de Leitura: O chamado de Os Guiness

Introdução

O objetivo do livro de Os Guiness, denominado “O Chamado”, é trazer uma reflexão acerca do chamado de Deus. Sua tese principal é a de que o homem só encontra e cumpre o propósito último de sua vida quando descobre o chamado que Deus tem para ele.
O livro está dividido em 26 capítulos curtos, em estilo devocional e pessoal, podendo ser assim apreciado por todo o tipo de pessoa que procura entender e cumprir o chamado de Deus em suas vidas. É para essas pessoas que o livro encontra-se direcionado.

Relatório de Leitura
A definição que o autor usa acerca do chamado é a seguinte: “A verdade que Deus nos conclama a si mesmo de tal forma decisiva que tudo que somos, tudo o que fazemos e tudo que possuímos é investido nessa devoção especial, nesse dinamismo vivido como resposta à sua conclamação e seu serviço.” (p. 13). Nesse sentido, o chamado ganha importância para a busca de nossa identidade e nosso crescimento espiritual.
Com base no conceito explicitado acima, Os Guiness faz uma diferenciação entre o chamado primário e o secundário. O primeiro é o chamado para ser seguidor de Cristo. Viver dele, por meio dele e para ele; o segundo é o chamado para pensar falar, viver e agir para a glória de Deus. Ambos sofreram dois tipos de distorções: a distorção católica e a protestante. A primeira colocou o espiritual acima do secular, enquanto a segunda fez o inverso. Em ambas, a visão cristã de chamado deturpa-se. É necessário então restaurar a questão do chamado como algo que contempla tanto o espiritual como o secular como coisas em equilíbrio para a glória de Deus.
Os Guiness dedica quatro capítulos de sua obra para falar das principais tentações que envolvem o chamado. Segundo ele, orgulho, inveja e preguiça podem sufocar, destruir ou distorcer o sentido da verdadeira vocação. Entretanto, ao nos assegurarmos de que estamos cumprindo o chamado de Jesus em nossas vidas, tais tentações são vencidas.
O autor também trata acerca da pressão moderna sobre o homem e a oposição do chamado a esta em três capítulos. Essa pressão pode ser enquadrada em três tipos: a secularização, a privatização e a pluralização. Mais uma vez, Os Guiness demonstra a eficácia de um entendimento correto acerca do chamado de Deus para nossa vida, dessa vez, ao trazer alívio diante de tais pressões da modernidade.
Por fim, o chamado nos dá o privilégio de terminados bem a nossa vida. Nossa vocação não termina juntamente com determinada ocupação, porém, é superior a esta. É percebendo corretamente a natureza de nosso chamado é que poderemos enfrentar o final na certeza de que o somos o que devemos ser, conforme a vontade de Deus.

Conclusão

A linguagem acessível e envolvente de Os Guiness torna a leitura agradável. As ilustrações feitas principalmente no início de cada capítulo chamam a atenção para o desenvolvimento de suas ideias. Além disso, os 26 capítulos são curtos (não apresentam mais do que 10 páginas cada), evitando o risco de possíveis enfados com a leitura.
O livro se caracteriza por trazer uma pergunta ao final de todo capítulo. Em todas elas há uma mesma resposta: “Ouça a Jesus de Nazaré, responda a seu chamado.” É justamente isso o que Os Guiness procura trazer neste livro: o propósito último de nossas vidas só será entendido e cumprido quando atendermos o chamado de Cristo.
Portanto, tais características mostram que o livro é de grande valia não só para vocacionados ao sagrado ministério, mas para todos os cristãos que anseiam e desejam estar mais perto de Deus e de servi-lo através do seu chamado.


Bibliografia

GUINNES, Os. O chamado: uma iluminadora reflexão sobre o propósito da vida e o seu cumprimento. São Paulo: Cultura Cristã, 2001, 254 p. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pode não pastor!

Relatório de Leitura: Pregação e Pregadores - Martyn Lloyd-Jones

Relatório de Leitura: O Chamado para o ministério de Charles Spurgeon