Sobre óculos, polêmicas e TMI.



O vídeo acima tem gerado controvérsias no facebook. Trata-se de um trecho de uma fala do Ariovaldo Ramos em que este tenta responder qual o óculos que a Teologia da Missão Integral - TMI utiliza. Diante disso, resolvi então fazer minhas considerações também:

1. Como bem mencionado pelo Ariovaldo Ramos, a TMI é ortodoxa e a maioria de seus membros assim o é. O Pacto de Lausanne, por exemplo, o qual é considerado por muitos um documento basilar para a TMI, em nenhum momento parece bater de frente com as principais doutrinas da teologia cristã clássica. Além disso, muitos propagadores desse pacto são bem vistos no meio reformado (Jhon Stott, por exemplo).

2. A maioria dos adeptos da TMI também concorda com o "óculos" a ser usado, a saber: a filosofia. E da mesma forma que no item anterior, mais uma vez parece que não há óbice contra aquilo que o Ariovaldo Ramos disse.

3. O óculos da Ciência Sociais é uma escolha do próprio Ariovaldo Ramos e não TMI como um todo. Isso ele deixa bem claro. Yago Martins, em sua página no facebook, compartilhou o vídeo afirmando que Ariovaldo representa uma das vertentes da TMI. Estou disposto a concordar com ele.

4. Usar o óculos da Ciências Sociais não significa usar o óculos do Marxismo, necessariamente. Esta não resume aquela. Ariovaldo Ramos dar a entender, pelo menos neste trecho, que os dois são a mesma coisa, e nisso eu discordo dele.

5. Para mim, usar o óculos da Ciência Sociais é válido, desde que da mesma forma que se usa o óculos da filosofia, ou seja: cada método de análise deve ser passado pelo crivo das Escrituras: é. (obs: minha definição de óculos da Ciências Sociais é diferente da do Ariovaldo Ramos, conforme o item 4).

6. Usar o marxismo para fazer a práxis teológica é, no mínimo, difícil, dada as notórias ranhuras entre um e outro. A Teologia da Libertação já tentou usar isso, e não foi bem-sucedida.

Para concluir, esclareço que os comentários são acerca do vídeo em si. E somente ele. Portanto, a discussão sobre TMI não acabará com este texto, nem com o vídeo. É só o início da "Treta"!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pode não pastor!

Relatório de Leitura: Pregação e Pregadores - Martyn Lloyd-Jones

Relatório de Leitura: O Chamado para o ministério de Charles Spurgeon