Descanse, Manolo!


Durante a semana você vai para o trabalho e o seu patrão chega pra você e diz: “Você tem que estar atento com esses processos, à responsabilidade é sua!”. No fim de semana, você esquece o “trampo” e vai à igreja para uma reunião e o seu pastor diz: “Você é um líder dessa igreja, não pode cair em erros. A responsabilidade é sua.”. Após isso, os irmãozinhos chegam pra você e falam: “Quando é que você vai tirar a carteira de motorista? Você tem que passar no teste!”.
            Mas é assim, irmão!
            Seu professor de faculdade exige de você dedicação nos trabalhos, nas leituras dos livros e na resolução de exercícios. Ele não está preocupado se você trabalha o dia todo, se o seu casamento tá uma droga, ou se você tem alguém doente na família.
            Mas é assim, irmão!
            Você chega à igreja e acha que o paraíso é lá. Todo mundo alegre, festivo, adorando a Deus, celebrando a palavra. Entretanto, depois de um tempo tudo muda. Tem uma galerinha que vive de falar dos outros. Você não gosta de certas atitudes daquela irmãzinha. O pessoal parece que não quer se comprometer com o trabalho.
Mas é assim, irmão!
            Quando você acorda de manhã, você se depara com uma série de desafios que tem de enfrentar. Sente um aperto no coração, fica pensando no que fez de errado e descobre que não fez nada, mas mesmo assim, as coisas continuam difíceis. E aí você chega naquele presbítero alto, magrelo e com óculos fundo de garrafa, e desabafa tudo o que você está sentindo. E então, depois de orar com você ele vai te dizer as seguintes palavras:
             “É assim mesmo, irmão.”
              Meu pai nunca foi um bom conselheiro e, por isso, costumava falar com a minha mãe. Entretanto, a maioria das vezes que eu falava alguma coisa pra ele, ou mesmo hoje quando ele está passando por algum problema, ele respira fundo e diz:
              Mas é assim mesmo”.
              Nossa, que respostinha que me tirava do sério! Eu ficava indignado! “Não é assim, nada! Não pode ser assim!” pensava. Porém, depois de um tempo a gente percebe que algumas coisas são assim mesmo.
              Todas as vezes que acordar de manhã, algumas dezenas de problemas estarão de esperando. É assim, sempre foi e sempre será. Mas, então, o que pode me dar tranquilidade? Se o caminho cristão é marcado por desafios, o que pode me fazer descansar durante essa viagem? O que me fará repousar seguro diante das tribulações?
              Acho que o Salmo 4, versículo 8, responde isso:
      “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.”
              Este salmo denota uma confiança em Deus mesmo em momento de aflição. O salmista, que por mais que sofresse angústias, e ficasse irado com o que os homens faziam, ele podia ter certeza da justiça de Deus. Mas vamos à questão: O que faz o salmista repousar seguro? Resposta: O SENHOR. Nada mais podia dar descanso a ele do que o Todo-Poderoso. É esse o nosso diferencial. Só o Senhor nos faz repousar seguro. Só Ele pode dar mais alegria em momentos de angústia, do que aqueles que possuem fartura de cereal e vinho. (v. 7).
               Portanto, se você chegar e for falar sobre os seus problemas com um presbítero alto, magrelo e de óculos fundo de garrafa, ele te falará muitas coisas, mas duas coisas ele dará ênfase:
               “É assim mesmo, meu irmão!”
               “Descanse em Deus, Manolo! Nada te fará mais bem do que ter a convicção de que só Ele te faz repousar seguro.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pode não pastor!

Relatório de Leitura: Pregação e Pregadores - Martyn Lloyd-Jones

Relatório de Leitura: O Chamado para o ministério de Charles Spurgeon