Resumo Fichamento do Capítulo I do Livro Princípios de Economia de Alfred Marshall


RESUMO FICHAMENTO
              LIVRO: MARSHALL. Alfred. Princípios de Economia Política. São Paulo. Ed. Nova Cultural. 1996. Livro I. Capítulo I.

            “Economia Política ou Economia, é um estudo da Humanidade nas atividades correntes da vida; examina a ação individual e social em seus aspectos mais estreitamente ligados à obtenção e ao uso dos elementos materiais do bem-estar.” (p. 77)
            “Conquanto alguns dos males que comumente vêm com a pobreza não sejam conseqüências necessárias desta, de uma maneira geral ‘a perdição do pobre é a sua pobreza’, e o estudo das causas da pobreza é o estudo das causas da degradação de uma grande parte da Humanidade.” (p.78)
            “A esperança de que a pobreza e a ignorância possam ser gradualmente extintas encontra de fato grande fundamento no seguro progresso das classes operárias durante o século XIX.  [...]Este progresso contribuiu mais do que qualquer outra coisa para dar interesse prático à questão se é realmente impossível que todos possam começar no mundo com uma justa oportunidade de levar uma vida culta, livre das penas da pobreza e das influências estagnantes das labutas excessivamente mecânicas; e esta questão está sendo impulsionada pela crescente conscientização da época. A questão não pode ser inteiramente respondida pela ciência econômica, pois depende em parte das virtudes morais e políticas da natureza humana, e sobre estas matérias o economista não tem meios especiais de informação: ele deve fazer o que os outros fazem e conjeturar da melhor maneira possível. Mas a solução depende em grande parte de fatos e inferências que estão na província da Economia, e isto é o que dá aos estudos econômicos seu principal e mais alto interesse.” (p.79)
            “Podia esperar-se que uma ciência que cuida de questões tão vitais para o bem-estar da Humanidade tivesse ocupado a atenção de muitos dos mais hábeis pensadores de todas as épocas e estivesse agora bem encaminhada para a maturidade. Mas o fato é que o número de cientistas da economia tem sido sempre pequeno em relação à dificuldade do trabalho a realizar, pelo que a ciência está ainda quase na infância.” (p.79)
            “As condições econômicas da vida moderna, embora mais complexas, são, sob muitos aspectos, mais definidas do que as de tempos anteriores. Os negócios são mais claramente distinguidos de outros assuntos; os direitos dos indivíduos quer em relação aos outros, quer em face da comunidade, estão mais nitidamente definidos e, acima de tudo, a supressão das barreiras e o florescimento da atividade livre, do hábito da previdência e da iniciativa, deram uma nova precisão e uma nova preeminência às causas que governam os valores relativos das diferentes coisas e das diversas espécies de trabalho.” (p.80)
            “Diz-se com freqüência que as modernas formas de vida industrial se distinguem das antigas por serem mais competitivas. Mas este juízo não é perfeitamente satisfatório. O significado estrito de concorrência parece ser a disputa entre duas pessoas orientadas especialmente para a venda ou a compra de alguma coisa. Esta espécie de disputa é sem dúvida mais intensa e mais largamente difundida do que costumava ser; mas isto é só uma conseqüência secundária, e se poderia quase dizer acidental, das características fundamentais da moderna vida industrial. [...]O termo “concorrência” adquiriu um sentido pejorativo, e veio a implicar certo egoísmo e indiferença pelo bem-estar dos outros. É certo que há um egoísmo menos deliberado nas formas antigas da indústria do que nas modernas, mas também há um altruísmo menos deliberado. É a deliberação e não o egoísmo a característica da era moderna.” (p.80, 81)
            “Por outro lado, a era moderna abriu indubitavelmente novas portas à desonestidade no comércio. O avanço da ciência descobriu novos processos de fazer as coisas parecerem o que não são, e tornou possível muitas novas formas de adulteração. O produtor está agora muito distanciado do último consumidor e suas fraudes não recebem a punição pronta e severa que cai sobre a cabeça de quem, limitado a viver e morrer na aldeia natal, faça um papel desonesto com um dos seus vizinhos.” (p. 81)
            “Se a concorrência é posta em contraste com a enérgica cooperação de trabalho não egoísta para o bem público, então as melhores formas de concorrência são relativamente perniciosas, e suas formas mais grosseiras e baixas são abomináveis. Em um mundo no qual todos os homens fossem perfeitamente virtuosos, a competição não teria lugar, mas o mesmo aconteceria com a propriedade particular e qualquer forma de direito privado. [...] A História em geral, e especialmente a das aventuras socialistas, mostra que os homens comuns raro são capazes de um puro ideal altruísta por tempo considerável, e que as exceções só se encontram quando o imperioso fervor de um pequeno grupo de entusiastas religiosos não faz conta das coisas materiais em face da grandeza da fé.” (p.83)
            “Podemos concluir, pois, que o termo “concorrência” não é muito adequado para designar as características especiais da vida industrial da época moderna. Precisamos de uma expressão que não implique quaisquer qualidades morais, boas ou más, mas que indique o fato indiscutível de que o comércio e a indústria modernos são caracterizados por maior confiança do indivíduo em si mesmo, mais previsão e mais reflexão e liberdade de escolha. Não há para isto uma expressão adequada. Mas Liberdade de Indústria e de Empreendimento, ou mais brevemente Liberdade Econômica, está no bom rumo, e pode ser empregada na falta de algo melhor. Naturalmente, esta escolha deliberada e livre pode dar lugar a uma certa renúncia da liberdade individual quando a cooperação ou a associação parece oferecer o melhor caminho para o fim almejado. Até onde essas deliberadas formas de associação poderão destruir a liberdade na qual tiveram origem, e até onde são capazes de levar à prosperidade pública, são questões que ultrapassam o escopo do presente trabalho.” (p. 83,84)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pode não pastor!

Relatório de Leitura: Pregação e Pregadores - Martyn Lloyd-Jones

Relatório de Leitura: O Chamado para o ministério de Charles Spurgeon