Comentários sobre as características da economia açucareira


        Destacam-se como as principais características da Economia Açucareira no Brasil: Latifúndio, Monocultura, Concentração de Renda, Dependência Externa, Concentração Populacional e Empresa Escravista. O objetivo será abordar cada uma destas características, para entender como se deu esse processo, datado por volta de 1534.
            O açúcar da cana era um artigo de luxo da Europa, pois não era acessível à grande parte da sua população e era usado somente em ocasiões especiais ou como artigo medicinal. Além disso, este não poderia ser produzido no Velho Continente, por ser uma mercadoria de origem tropical. Portanto, todo o cenário estava dado para que os portugueses iniciassem uma produção em larga escala deste produto em sua colônia, custeando os gastos de transporte oceânico, compensando os riscos, e proporcionando lucros para defesa e manutenção das colônias. Este tipo de produção requeria que houvesse grandes quantidades de terras para a plantação do produto. Daí surge o latifúndio, como base de uma idéia já feita em Portugal com as sesmarias.  Porém, é importante ressaltar que, enquanto na metrópole esta foi uma espécie de instrumento de reforma agrária, as sesmarias no Brasil representaram um meio para conquista e consolidação de terras.
            Como a produção devia ser em larga escala, a monocultura pareceu ser a melhor alternativa na colônia. Também se deve considerar o fato de que os portugueses que vieram para o Brasil, não estavam interessados em fixar morada – assim como foi na América Anglo-saxônica. Logo, não haveria por parte deles em intenção em fazer o plantio de culturas diversificadas na terra. Entretanto, ao se fazer isso, criava-se uma dependência externa de outros produtos necessários ao povo que aqui estava.
            Para se ter a melhor produção possível da cana-de-açúcar, era necessário o melhor lugar para o plantio. Apesar do primeiro engenho no Brasil ter sido localizado provavelmente em São Paulo, foi na chamada Zona da Mata nordestina, onde se encontrou as melhores condições climáticas e de solo para o plantio. Foi por isso que houve uma concentração populacional na colônia durante o período açucareiro.
            Além da concentração populacional, houve uma concentração de renda, pois todo o fluxo estava somente nas mãos dos senhores de engenho e nos donos das propriedades produtoras. Segundo Celso Furtado, 90% da renda gerada pela economia açucareira dentro do país concentrava-se nas mãos da camada de proprietários de engenhos e plantações.
            Por fim, pode-se colocar como característica da economia açucareira do Brasil o uso de mão-de-obra escrava. Uma das dificuldades encontradas na implantação do cultivo de cana-de-açúcar era a insuficiência de trabalhadores, tanto que a própria metrópole sofria com este problema. Além disso, a contratação de trabalhadores aumentaria custos, sem contar o risco de alguns deles acabarem se tornando proprietários de terras devido à utilização de extensas unidades produtoras. Portanto, a solução encontrada foi o uso de mão-de-obra escrava.
            A princípio tentou-se o uso de mão-de-obra escrava indígena. Mas, devido a sua “indolência” e a “inadaptação aos trabalhos disciplinados” - além da oposição da Igreja Católica, houve a substituição destes pela mão-de-obra escrava negra, a qual já era usada por outras colônias e que movimentava intensamente o tráfico negreiro naquele período.


Bibliografia Utilizada:

MENDONÇA, Maria Gusmão de. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

Comentários

  1. pesseoal obrigado, agora esto a compreender melhor.

    ResponderExcluir
  2. É um período pouco divulgado e seu artigo é muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  3. Uma das razões pelas quais os holandeses invadiram e se fixaram no litoral do nordeste brasileiro é justamente para dominar o comércio do açúcar. Foi uma das primeiras manifestações protestante no Brasil, pena que com um interesse tão mesquinho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pode não pastor!

Relatório de Leitura: Pregação e Pregadores - Martyn Lloyd-Jones

Relatório de Leitura: O Chamado para o ministério de Charles Spurgeon