Por um evangelho mais simples

Depois de muito tempo voltei a escrever no blog. As mudanças de trabalho e a falta de tempo contribuíram para que eu não mexesse nele por alguns dias. Além disso, simplesmente não havia encontrado nada para escrever... até agora.

Dando uma olhada na TV me deparei com uma pregação e parei pra assistir. O pastor pregava em Lucas 5. 1-11, o texto da pesca maravilhosa, e, discorrendo a sua introdução leu o versículo 3:

“E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.”

Após ler o pastor declarou:
- Sabe o que este versículo quer dizer irmãos? Que o que você não resolveu em pé, Jesus vai resolver sentado.

Gritos de aleluias foram ouvidos por toda a congregação. O mesmo pastor ainda falou o seguinte:
- Irmãos, o texto diz que Jesus se assentou. Jesus cruzou as pernas, por que ele era fino!

Toda a idéia que o pastor passou foi essa: La estava os pescadores desanimados por não terem pegado nenhum peixe. Jesus chega, olha, da uma risada irônica, se assenta, cruza as pernas e diz: Faze-te ao largo Pedrão, e lança as redes pra pescar, porque quem vai resolver esta parada sou eu! Repara só!

Mas será que é esse o sentido do texto? Com relação ao motivo de Jesus assentar-se, isso tão somente significa que ele fazia um costume comum nas sinagogas, que era o de ensinar sentado. O próprio versículo 3 mostra isso, pois “assentando-se, ensinava do barco a multidão”. Em Marcos 4. 1 diz: “E outra vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar.” Em Mateus 5.1, no sermão do monte, está assim: “E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;”

Sobre o fato de ele estar com as pernas cruzadas ou não, nem vou me ater a isso.

Agora quanto ao real sentido do texto, busquemos primeiramente na reação de Pedro no versículo 8: “E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.”

Diante da manifestação do poder de Jesus, Pedro o reconheceu como o Cristo. Desta forma, viu que não era digno de estar diante do filho de Deus. E é exatamente isso, o que este texto, bem como os 4 evangelhos do Novo Testamento querem nos mostrar: Que Jesus é o filho de Deus, o único que pode nos resgatar dos nossos pecados e nos fazer, assim, “em pescadores de homens”(v. 10b) .

Pronto. É este o significado do texto. Simples e ao mesmo tempo maravilhoso. Talvez se nos voltarmos mais em busca daquilo do que a Escritura diz, ao invés daquilo que queremos que ela nos diga, possamos entender melhor o que Deus quer nos falar e, além disso, nos tornará menos vulneráveis a heresias e textos fora dos seus contextos.

Em nenhum momento neguei que a afirmação do pastor não poderia ser verdadeira, na prática. De fato, Jesus pode fazer sem nenhum esforço infinitamente mais do que nós podemos fazer com todas as nossas forças. Mas temos que estar atentos ao que as Sagradas Escrituras nos falam. Estas são a nossa infalível regra de fé e prática. E quanto mais compreendermos e vivermos ela, mais estaremos perto de um evangelho mais simples e genuíno.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pode não pastor!

Relatório de Leitura: Pregação e Pregadores - Martyn Lloyd-Jones

Relatório de Leitura: O Chamado para o ministério de Charles Spurgeon