O Chamado de Jeremias e Suas Aplicações

Apresentação

    Toda saga tem um início. Toda biografia feita relata primeiramente as etapas iniciais da pessoa a qual esta é feita. Nas Escrituras, não é diferente na maioria dos casos. Deus usa pessoas para serem usadas como instrumento de proclamação de sua palavra, e algumas delas Ele dá a oportunidade de saber como estas receberam o chamado divino em suas vidas. Jeremias é um exemplo claro deste privilégio.
    Cada chamado visto nas Escrituras tem características comuns. Porém, alguns trazem aspectos particulares, pois, afinal cada pessoa é cada pessoa. Nesta mensagem procurarei expor sobre o chamado de Jeremias e quais lições este episódio nos traz para que apliquemos na vida da Igreja. Primeiramente, darei um panorama sobre o contexto histórico, político e social ao qual o profeta estava envolvido. Depois, vou expor através da seguinte pergunta: O que nos ensina o chamado de Jeremias? Ao final, recapitularei cada um destes pontos colocando perguntas para a reflexão de todo o povo de Deus.
    Como disse Carlos Roberto do Rosário, “a tarefa do pregador é expor de forma fiel e simples os ensinamentos das Sagradas Escrituras para o esclarecimento da igreja”. Espero cumprir tal missão através desta mensagem e ser instrumento de Deus para gerar vida e corroborar para que a igreja seja um lugar de geração de vida.

Introdução

    Conforme nos mostra o versículo 1, Jeremias é filho de Hilquias, sacerdote, que vivia em Anatote, tribo de Benjamin. Provavelmente era um jovem que não tinha iniciado seu sacerdócio. Portanto, ainda não tinha os 30 anos – idade inicial para começar exercer a função.
    A época do ministério de Jeremias se dá no reinado dos reis Josias, Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias. O primeiro é marcado pela reforma religiosa, que procura tirar o povo de Judá da idolatria, colocando-o de volta a palavra de Deus. Tentando ir contra Faraó-Neco, acabou morrendo em batalha na região do Megido (2 Reis 23. 28-30). Seu filho Jeoacaz (ou Salum) reina três meses somente e é deposto pelo mesmo Faraó, que coloca outro filho de Josias – Jeoaquim para reinar. Neste período a babilônia finalmente vence os egípcios e assim, começa a opressão dos Babilônios a Judá. Jeoaquim reina onze anos e, no lugar dele reinou seu filho Joaquim, por apenas três meses também. Nabucodonosor, rei da Babilônia, coloca Zedequias, tio de Joaquim para reinar e leva cativa as riquezas e a nobreza de Jerusalém. Após um período, Zedequias se rebela do controle babilônico e é punido por causa disso, bem como toda Judá. Neste reinado, ocorre a destruição do templo por Nabucodonosor, e o cativeiro de mais pessoas de Jerusalém. Ficaram as mais pobres e as que viviam no campo. Jeremias estava entre elas.
    Em todos estes reinos supracitados Jeremias estava denunciando todo o tempo o mal que o rei, os nobres e todo o povo havia feito contra Deus. Além disso, colocava como certo o cativeiro de Judá o que irritava as lideranças políticas do reino. Por isso foi diversas vezes perseguido, ignorado por sua família e amigos, e, desta forma, marcado por ser um homem solitário.
    Mas, afinal, o que faz um homem ir contra tudo e todos para falar coisas que ninguém vai ouvir, e pelo contrário, vão fazer com ele seja oprimido por aqueles que a ouvirem? Não seria melhor estar em oração intercedendo pelo povo? Não haveria outra forma? É por isso que é importante olharmos para o chamado de Jeremias para entendermos a essência do seu ministério e, desta forma, entendermos o nosso. Sim, afinal, todo o cristão, é membro do corpo e, assim, busca exercer sua função no reino. Daí também procurarmos aplicar as lições do chamado de Jeremias em nossas vidas.
    Portanto, observando o chamado de Jeremias podemos entender que:

I.    É O SENHOR QUEM CHAMA

    Deus chama seus servos de forma soberana e em amor. Observemos as palavras dos versículos 4 e 5: a mim me veio, eu te formasse,  te conheci, te consagrei e te constitui. Percebe-se que em todos os momentos é Deus que busca Jeremias, e não o contrário. Analisemos cada uma das expressões:
•    Te conheci/Te formasse: o sentido de conhecer é de uma escolha não baseada em méritos, mas na vontade soberana de Deus e no amor que ele tem para com Jeremias e com todo o povo (Gl. 1.15). Somente após isso ele o forma.
•    Te consagrei: a escolha tem um propósito, uma missão. Por isso, aquele que foi escolhido tem um propósito.
•    Te constituí: o ato final. Deus sacramenta o ministério lhe dizendo o que ele será.
    Observamos, então, que Deus escolhe seus servos. Assim como escolheu Abraão, Moisés, Josué, Davi, Paulo e outros ele escolhe Jeremias. Mas por que não o contrário? O próprio Jeremias responde no versículo 6: ele acredita não ter capacidade para cumprir o que Deus pede. Na verdade, nenhum ser humano é por si só apto a cumprir o que Deus pede pro seus próprios méritos, como também não pode se achegar a Deus por si mesmo. Por isso, ocorreu a eleição da graça de escolher cada um de nós como filhos do seu Amor. E com Jeremias, não é diferente. Isso nos leva ao segundo ponto.

II.    É O SENHOR QUEM CAPACITA

    Jeremias alega que não poder cumprir o mandado do Senhor por não saber falar e por não passar de uma criança. Talvez isso esteja relacionado ao fato de ser muito jovem e inexperiente. Mas Deus não aceita tal argumento e diz: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. (versículo 9). Tudo o que Jeremias precisa fazer é falar o que Deus colocou pra ele falar a quem ele quiser e aonde ele quiser.
    Portanto, isto nos mostra que Deus além de nos escolher e nos colocar com um propósito nos dá o instrumento necessário para cumprir tal propósito. Podemos ver no Novo Testamento, que Deus capacita a sua igreja através dos dons espirituais. Este quem dá é o Espírito Santo, como havia prometido em Atos 1.8. Por isso, a igreja não precisa hesitar, visto que ela é a escolhida de Deus, logo, ele vai lhe dá a capacitação para que ela cumpra sua missão na terra.

III.    É O SENHOR QUEM PROVÊ

    Este ponto está muito relacionado com o anterior. Ora se Deus capacita, ele também irá prover em cada momento da empreitada, e isso é mostrado claramente no versículo 8: ... Eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. Jeremias irá ao lugar que Deus mandar, e falará o que Deus ordenar (versículo sete). Após essa repreensão, o Senhor manda essa palavra de coragem.
    No versículo encontra-se a mensagem final do chamado do profeta: Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares, e também para edificares e para plantares (v. 10). Estas analogias estão relacionadas ao conteúdo da mensagem de Jeremias, a qual será de destruição, mas também de restauração. Concluí-se que Deus estará a todo o momento com Jeremias, sejam eles quais forem.
    Cristo também dá essa promessa à igreja: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.” (Mt. 28.20b). Em nosso ministério como cristãos, somos ordenados a fazer a obra de Deus com a certeza de Cristo sempre estará conosco através do Consolador – o Espírito Santo. Essa é a mensagem de encorajamento que Deus dá a seu povo na nova aliança.

Conclusão

    Diante desse momento, qual era a escolha que Jeremias deveria tomar? Ela se resumia a uma palavra: OBEDIÊNCIA. O profeta, diante do seu chamado não tinha alternativa a não ser essa. E foi o que fez. Desta forma, cumpriu um dos mais duros ministérios que alguém já cumpriu. Durante toda a sua vida não viu sequer um arrependido, um coração contrito. Provocou, gritou, andou nu, foi preso e perseguido. Suas palavras foram escritas, mas foram queimadas e teve que as reescrever novamente.
    Jeremias foi conhecido como o profeta chorão, mas pra agüentar o que agüentou ele foi um homem muito firme. Não tenhamos dúvidas de que ele reclamou demais, mas e nós não reclamamos também? Assim, como por diversas vezes se entristeceu por causa da assolação espiritual e física a qual vivia Judá, também nós não ficamos desanimados com os momentos pelos quais nossa igreja vive? É por isso que precisamos olhar de volta para estas verdades afirmadas nesta mensagem, as quais são muitos simples, mas também muito verdadeiras.
    Sabendo que Deus nos escolhe, capacita e provê, então temos que continuar em nossa missão por mais doída que seja. Diferente da mensagem de destruição e restauração dada por Jeremias, à igreja trás a palavra de vida do evangelho aos perdidos. Entretanto, as perseguições e conseqüências por trazer esta palavra continuam e com muita hostilidade em muitos lugares.
    Jeremias tinha a convicção de que o problema do estado em que se encontrava Judá era principalmente das pessoas que detinham o poder no reino. Mas não só eles, como também todo o povo havia se esquecido de quem era o Senhor. Às vezes, tentamos achar uma série de fatores ou mesmos culpados para que a situação da igreja estar em sua situação desagradável. Mas se o corpo está assim, então o problema está nele e cabe a ele buscar as soluções certas e de forma conjunta para que sua enfermidade seja sarada. Logicamente as lideranças da igreja levam grande parte da responsabilidade por sua atribuição de pastorear o rebanho, porém, não total culpa.

Aplicação

    Que possamos nos lembrar de Quem Deus é e de sua obra em nossas vidas. É ele quem nos escolhe, capacita e provê. Nossa missão é de Obedecer este chamado nos submetendo a vontade Dele. Os momentos de desanimo virão e serão muitos, mas o Senhor sempre estará conosco, pois Ele nos prometeu isso.

Comentários

  1. amém irmão, que assim seja, que deixemos Deus transformar e guiar nossas vidas, que obedeçamos ao seu chamado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO

Comentários sobre as características da economia açucareira

Pode não pastor!