Meditações no Livro de Habacuque (Parte 2)

“Vede entre as nações, olhai [...] porque realizo, em vossos dias, obra tal, que vós não crereis, quando vos for contada. Pois eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcham pela largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas. Eles são pavorosos e terríveis, e criam eles mesmos o seu direito e a sua dignidade. [...] Eles todos vêm para fazer violência; o seu rosto suspira por seguir avante; eles reúnem os cativos como areia. [...] Então, passam como passa o vento e seguem; fazem-se culpados estes cujo poder é o seu deus. Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR, meu Deus, ó meu Santo? Não morreremos. Ó SENHOR, para executar juízo, puseste aquele povo; tu, ó Rocha, o fundaste para servir de disciplina. Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele? Por que fazes os homens como os peixes do mar, como os répteis, que não têm quem os governe? [...] Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.” (Habacuque 1. 5-7, 9, 11-14;  2.1 – com adaptações)

Na última postagem sobre o livro Habacuque vimos que uma de suas principais características é sua construção através de sequenciais intercessões a Deus. Analisamos os primeiros quatro versículos que tratam da primeira petição de Habacuque. Nessa petição, Habacuque pergunta a Deus até quando os caos social e espiritual continuará sem que nada aconteça. Os versículos postos acima irão relatar a resposta de Deus e a reação de Habacuque a esta resposta.

Habacuque queria que Deus viesse e realizasse sua obra. Deus responde afirmando que fará a sua obra, mas que para isto usará um povo, que são os caldeus. Mas quem são os caldeus? O versículo 7 responde bem: “e criam eles mesmos o seu próprio direito e a sua dignidade”. Enquanto o povo de Israel tinha toda a sua base moral centrada naquilo que Deus havia revelado, a “nação impetuosa” tinha sua ética voltada para si mesma. Para os caldeus, tudo lhes era lícito, desde que beneficiasse a eles próprios.

A função dos caldeus é clara no versículo 9: “Eles vêm para fazer violência”. Logo, para conquistar “as moradas que não são suas” (v. 6), os caldeus usariam a força bruta.

Mas o que descreve perfeitamente os caldeus encontra-se no versículo 11: “fazem-se culpados, estes cujo poder é o seu deus”. Não há nada que os interesses mais do que isso. Era para o poder que viviam. Tudo era com objetivo de ter poder. Aí está o povo que seria usado por Deus para executar a “Sentença” (v.1).

É neste momento que Habacuque se angustia mais uma vez. A sua dúvida agora era: Por que Deus escolhera para fazer a sua obra com uma nação que era mais injusta do que aquela a qual Ele deseja castigar? Por que o SENHOR usaria os impetuosos caldeus para castigar os judeus, sendo que os primeiros eram mais terríveis que os segundos? Habacuque realmente não entende o porquê de Deus agir assim dessa forma.

É nesse momento que Habacuque nos ensina uma grande lição. Diante de um momento de dúvida em relação a vontade de Deus, ele não somente clama mas ESPERA. A Atitude de esperar é vista na no primeiro versículo do capítulo 2: se por na sua torre de vigia e esperar a resposta de Deus. Habacuque nos mostra que devemos colocar perante Deus aquilo que nos causa dúvida em relação a sua vontade. O profeta não entendeu a resposta que o Senhor tinha dado, mas clamou mais uma vez e esperou a resposta divina. Que esta também seja a nossa atitude!

Vários são os momentos em que duvidamos de Deus ou do que Ele fez, faz ou fará pela gente. Chegamos a colocar isso perante Ele. Mas não esperamos! Simplesmente fazemos da oração um desabafo momentâneo. Veja bem, a questão não é esperar estaticamente (ficar parado); é esperar confiantemente! Ter a certeza que o senhor responderá. A certeza das coisas que se esperam é o que em Hebreus 11.1 se denomina FÉ.

Mas já estou entrando muito no assunto. Em breve a continuação...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pode não pastor!

Relatório de Leitura: Pregação e Pregadores - Martyn Lloyd-Jones

Relatório de Leitura: O Chamado para o ministério de Charles Spurgeon