Meditações no Livro de Habacuque (Parte 1)




“Sentença revelada ao profeta Habacuque. Até Quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Por que me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão de mim; há contendas, e o litígio se suscita. Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta, porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida.” (Habacuque 1.1-4)

Um diferencial do livro de Habacuque é a forma como ele é construído, pois o discurso é iniciado com uma oração a Deus. No decorrer do texto, o SENHOR responde, um novo apelo é feito, e nova resposta é dada. Portanto, podemos ver que o livro de Habacuque é composto por uma série de intercessões a Deus e respostas Dele ao profeta. Isso o diferencia de Jeremias, por exemplo, aonde Deus vai e se revela ao profeta sem este pedir.

Minha proposta é fazer uma série de meditações ao longo do livro de Habacuque. Neste primeiro momento, o enfoque será dado nos quatro primeiros versículos, destacando duas características da Oração de Habacuque, que é uma oração intercessória. Antes uma observação: a primeira palavra do livro é Sentença. Isso quer dizer que o que vai ser dito no livro é uma punição. Mas punição a quem? E por quê? Veremos isso no decorrer dos estudos.

Os quatro primeiro versículos do capítulo 1 denotam duas características da oração de Habacuque que podemos aplica-las na nossa vida de oração, especialmente no momento de intercessão. A primeira é que HABACUQUE ORA PARA QUE DEUS ACABASSE COM O CAOS MORAL EXISTENTE NA SOCIEDADE. Observemos as seguintes palavras encontradas no texto: Violência (v.2, 3), iniquidade (v.3), opressão (v. 3), destruição (v.3), contendas (v. 3), litígio (v. 3). Além disso, encontramos as seguintes expressões no v. 4: “a lei se afrouxa”; “o perverso cerca o justo”, e “a justiça é torcida”. Todas estas palavras e frases nos indicam que a situação SOCIAL do povo de Judá era caótica. Havia desigualdade no tratamento entre as pessoas; aqueles que não seguiam uma vida justa se davam melhor do que aqueles que tentavam viver de forma correta (será que esta situação não parece familiar?). E diante de todo este quadro é que Habacuque se volta pra Deus na esperança de que ele viesse e intervisse naquela situação para que a justiça fosse feita, e houvesse punição aos perversos.

Mas o que teria causado todo este mal social? Para isso, basta olharmos para a história do Reino de Judá nos livros de 2 Reis e 2 Crônicas: a causa disso é que o povo fazia o que era mau aos olhos de Deus. O povo se entregou a idolatria e passou a copiar as coisas dos povos ao seu redor. Isso fez com que se esquecessem da Lei do Senhor e do que ela exigia: a Obediência. Logo, podemos concluir que todo o caos social era resultado de um completo marasmo espiritual na vida do povo.

A segunda característica de Habacuque é que ele ORA POR ALGO QUE ANGUASTIAVA O SEU CORAÇÃO. Toda esta situação de caos social, moral e espiritual incomodava (e muito!) o profeta. Aqui, o que percebemos é uma proximidade entre Habacuque e o profeta Jeremias: ambos estavam totalmente envolvidos em seu ministério e se angustiavam com a situação em que o povo estava envolvido. Diante disso, oram a Deus pedindo a atuação de sua justiça.

Orar desta forma significa nos aproximarmos de Deus e colocar perante Ele tudo aquilo que sentimos. Assim, estamos afirmando que Ele, e somente ele, é que pode trazer salvação as nossas vidas. Orando desta forma, estamos exercendo a ideia de Deus como PAI.

Uma oração vazia, cheia de vocativos inflamados e com palavras complexas e sem sentido não é a proposta divina de oração. O “orar em secreto” (Mt. 5.6)é para ter comunhão com Deus; é só você e Ele. Que este seja o nosso sentimento de oração quando formos interceder por algum motivo.

Por hoje é só. Em breve, haverá a continuação do capítulo 1.

Comentários

  1. muito boa reflexão, a oração é nosso "momento" com DEUS, isso que acontecia podemos relacionar ao mundo de hoje.Presbiterianos e outras denominações, sejamos atento a esse momento, vamos orar mais, não sejamos crentes apenas no domingo, participem das reuniões de oração nas terças, vá a Escola Dominical, levante cedo, mostre sua gratidão a DEUS.Que todos sejam abençoados por nosso DEUS.Ótimo dia e ótimo resto de semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pode não pastor!

Relatório de Leitura: Pregação e Pregadores - Martyn Lloyd-Jones

Relatório de Leitura: O Chamado para o ministério de Charles Spurgeon