A Exegese de Um Bebum


Dois pastores foram a uma pizzaria. Sentaram numa parte ao ar livre e deixaram suas bíblias em cima da mesa enquanto comiam, quando de repente aparece um sujeito, sujo, mal vestido e apresentando claros sinais de embriaguez:

- Olá, desculpa incomodar os senhores, mas eu queria que vocês me dessem uma graninha. Mas não é pra eu comer, nem pra usar drogas. É PRA EU TOMAR UMA BIRITA!

- Como assim, você não quer que a gente pague alguma coisa pra você comer? Disse um dos pastores que estavam na mesa.
- Não, se eu quisesse comer eu pediria, mas o que eu quero é “TOMAR UMA” tá me entendendo?

- Neste caso, não vamos lhe dar nada, disse o pastor sem ser grosso, mas sendo firme em suas palavras.

Neste momento, o bêbado olha atentamente para as bíblias e, após alguns segundos, faz a seguinte indagação:

- Mas por acaso vocês não leem a bíblia? Vocês não sabem o que tá escrito lá em Provérbios capítulo 31, versículo 6? Lá tá dizendo que é pra dar vinho aos que estão amargurados de espírito!

Os pastores ficaram surpresos. Mas não deu nem tempo de responder, pois o bebum já se dirigia pra rua resmungando e com raiva.

Aí bateu a curiosidade, e os pastores foram conferir o referido texto. E olha só o que está escrito lá:

“Dai bebida forte aos que perecem e vinho, aos amargurados de espírito; para que bebam, e se esqueçam da sua pobreza, e de suas fadigas não se lembrem mais.” Pv. 31.6,7.

Os pastores olharam um por outro e caíram na risada.

A história é engraçada, mas mostra que tem muita gente que tem até o conhecimento das Escrituras (ou pelo menos já foram apresentados a uma bíblia), mas que estão longe de conhecer o que ela tem a nos falar. Por isso, acho pertinente darmos uma olhada no texto para vermos o que ele realmente quer dizer.

Primeiro, temos que considerar o propósito do livro de Provérbios “é para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência;” (Pv. 1.2). O objetivo do livro de Provérbios, portanto, é instruir o individuo para as questões da vida tendo em mente que “O temor do SENHOR é o príncipio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” (Pv. 1.7).

O capítulo 31 segue este propósito. Aqui o primeiro versículo afirma que estas são “Palavras do Rei Lemuel, de Massá, as quais lhe ensinou sua mãe.”. Logo, são instruções que Lemuel recebeu de sua mãe para que o reinado dele fosse bem sucedido e que agora ele mesmo está escrevendo. A primeira advertência está no versículo 3, onde recomenda-se que o rei não dê a sua força as mulheres. Aqui, a intenção é mostrar que o rei não se deve levar por paixões ou por mulheres fáceis que ele poderia obter. Ele não deve se ater a isto, pois sua função como rei é outra. E qual é esta função? Veremos mais a frente.

No versículo 4, há uma recomendação para que o Rei Lemuel não se deixe levar também pelo vinho pois isso causará o esquecimento da lei e “perverterá o direito de todos os aflitos.” (v. 5). Já temos aqui um indício do que consistiria a função do rei: ele deveria ajudar os aflitos em todas as suas necessidades e, para isso, teria que exercer a justiça sobre o seu povo com base na lei. Se ele não estivesse em seu estado de razão perfeito, ele não poderia usa-la de forma correta e acabaria prejudicando os aflitos que deveriam ser ajudados.
Chegamos então aos versículos 6 e 7. Neste ponto, temos que fazer outra consideração. O livro de Provérbios está cheio de figuras de linguagem. Num estudo introdutório sobre o mesmo, o pastor Mauro Figueiras Filho afirma que essa parte trata-se de uma Ironia, a qual ele define da seguinte forma:

“Ironia: quando se diz algo bizarro para ser entendido o contrário: P.e. 31.6,7: 'Dai  bebida  forte  aos  que  perecem,  e  vinho  aos  amargurados de espírito; para que bebam e se esqueçam da sua  pobreza e de suas fadigas não se lembrem mais'. Certamente não  somos  aconselhados  a  embriagar  as  pessoas  quando  estão sofrendo, mas a buscar todos os meios possíveis para ajudar as pessoas.[1]”

Isto é comprovado não só pelos versículos anteriores, mas também pelos posteriores. Os versículos 8 e 9 assim afirmam: “Abre a boca a favor do mundo, pelo direito de todos os que se acham desamparados. Abre a boca, julga retamente e faze justiça aos pobres e necessitados.[2]” (Pv. 31.8,9 – grifo meu).
Vemos, portanto, que é preciso ajudar os aflitos naquilo que precisam para melhorar sua situação.

O bebum daquela pizzaria é um exemplo vivo do que Jesus já tinha falado aos saduceus: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” (Mt.22.29). Aliás, como vimos, o objetivo do livro de Provérbios é esse: conhecer a Deus e o que Ele tem a nos ensinar.

 Portanto, voltemos as Escrituras, para conhecermos a Deus e a sua vontade!

Notas:
1.    O estudo do pastor Mauro Figueiras Filho está no www.monergismo.com

2.    A versão dos textos bíblicos usados no texto é a ARA.

Comentários

  1. isso é a mais pura verdade, muitos até já leram ou ouviram o que está escrito, porém não se aprofundam no texto, sendo assim, não têm a interpretação correta. Se vc não compreende muitas passagens nas escrituras, procure os pastores ou presbíteros, tenho certeza que eles terão o máximo prazer em ajudar na compreensão do texto. Salvo engano, essa história do bebum é verídica, não é Válter?

    ResponderExcluir
  2. Sim ela é veridica e aconteceu aqui em Rio Branco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pode não pastor!

Relatório de Leitura: Pregação e Pregadores - Martyn Lloyd-Jones

Relatório de Leitura: O Chamado para o ministério de Charles Spurgeon